quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sementes de tomate se ingeridas podem causar apendicite?

MITO
O apêndice tem um tecido chamado linfóide, produtor de uma série de glóbulos brancos, chamados linfócitos, que o organismo usa em seu sistema de defesa. É tão pequena essa produção, que se o órgão for retirado, não faz diferença. Na infância e na adolescência, essa produção de linfócitos é grande e o tecido linfóide pode crescer, fazendo o apêndice aumentar de tamanho, obstruindo os vasos sangüíneos que irrigam o órgão, entupindo-o e dando início ao processo inflamatório. O órgão também pode entupir se acontecer de ele girar sobre si mesmo, cortando o fluxo sangüíneo e a limpeza do muco intestinal. É o que popularmente se conhece como 'nó nas tripas'.
Não há provas de que a alimentação possa causar apendicite. E sementes de tomate, de goiaba, ou sementes como gergelim, não entopem o apêndice.

6 comentários:

  1. Que bom que essa questão foi esclarecida por q aqui em casa tem duas teimosas que acham que as seementes deos alimentos causamapendite

    ResponderExcluir
  2. É bom saber que nao faz mal.
    pois estou tomando agua de beringela e elas tem as sementes da beringela!
    ufaaaaaaaaaa to aliviada!

    ResponderExcluir
  3. sempre tive essa dúvida! gostei da resposta do anônimo aí...

    ResponderExcluir
  4. Amooooooo tomate como igualmente a uma fruta, so que sou exagerada como uns 5 por dia, acho q é anciedade mas é gostoso de mais!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Toda a minha vida acreditava que a doença era diretamente ligada a alimentação.

    ResponderExcluir
  6. Uns falam que sim,caroços pequeninos de frutas causam apendicite.Outros falam que nâo.Porra,sei que a medicina nâo e matematica mas tem que haver mais estudos focado nesta questâo para que as pessoas possam ficar mais seguras .Sei que nâo adianta fazer nada

    ResponderExcluir

Tem algo para comentar? Então pode mandar!