segunda-feira, 28 de junho de 2010

Bebida gelada provoca dor de garganta?

MITO!
Após cirurgia de amídalas, é recomendada a ingestão de sorvete para reduzir o edema e a inflamação provocadas pela cirurgia. Seria surpreendente que em situações normais bebida gelada provocasse dor de garganta. Essa dor sempre é provocada por inflamação, quase sempre causada por infecção viral ou bacteriana.
O vírus da gripe tem predileção pela garganta e frequentemente provoca esse tipo de dor. Já a presença da bactéria é mais complicada, pois surgem placas esbranquiçadas na faringe, geralmente sobre as amídalas, às vezes chegando até a laringe, que é o órgão formador da voz, onde se encontram as cordas vocais. Por isso a rouquidão.
O problema é que, com frequência, uma infecção viral se contamina com bactérias, agravando o quadro. E bactérias na garganta são um mau negócio, pois podem provocar em jovens uma doença, chamada febre reumática, que detrói as válvulas do coração. Ou provoca até doença nos rins. Por isso, todas as infecções de garganta devem ser levadas a sério. Seu médico poderá lhe prescrever antibióticos. Em crianças esse problema torna-se ainda mais crítico. Por isso, é preciso redobrar a atenção.
Mas, então, a garganta pode ou não pode doer após a ingestão de uma bebida gelada? Pode. Há pessoas alérgicas ao frio que, ao ingerirem qualquer tipo de alimento gelado, apresenta uma reação inflamatória na garganta seguida de dor. Portanto temos de respeitar os queixosos, pois eles podem estar realmente desconfortáveis após aquela cerveja geladinha que você apreciou tanto. Porém, como não se trata de uma infecção, eles devem melhorar logo.

4 comentários:

  1. tem gente q sente dor no dente e é verdade, sensibilades nos dentes: colgate sensitive. na garganta, mito. (Y) legal.

    ResponderExcluir
  2. devemos evitar comida ácida:
    carnes, peixes, leite, ovos, queijos, vinhos,cervejas, cocacola,
    manteiga, ..
    ácido alimenta as bactérias, virus, vermes
    causando doenças, falência de todos orgãos,
    não só a garganta.
    Alimento deve ter temperatura morna ou fria sem ser gelado.

    ResponderExcluir
  3. entao nao e uma agua gelada que faz a garganta ficar raspando e a engeeni da passoa

    ResponderExcluir
  4. Bom,então ou eu sou alérgica ao frio ou foi coincidência de uma bactéria resolver habitar na minha garganta logo depois que eu tomei duas taças de sorvete porque logo em seguida fiquei com a garganta bastante dolorida e avermelhada. Mas como li que gelado faz bem, estou tomando sorvete de novo, rsrs.

    ResponderExcluir

Tem algo para comentar? Então pode mandar!