MITO!Após cirurgia de amídalas, é recomendada a ingestão de sorvete para reduzir o edema e a inflamação provocadas pela cirurgia. Seria surpreendente que em situações normais bebida gelada provocasse dor de garganta. Essa dor sempre é provocada por inflamação, quase sempre causada por infecção viral ou bacteriana.
O vírus da gripe tem predileção pela garganta e frequentemente provoca esse tipo de dor. Já a presença da bactéria é mais complicada, pois surgem placas esbranquiçadas na faringe, geralmente sobre as amídalas, às vezes chegando até a laringe, que é o órgão formador da voz, onde se encontram as cordas vocais. Por isso a rouquidão.
O problema é que, com frequência, uma infecção viral se contamina com bactérias, agravando o quadro. E bactérias na garganta são um mau negócio, pois podem provocar em jovens uma doença, chamada febre reumática, que detrói as válvulas do coração. Ou provoca até doença nos rins. Por isso, todas as infecções de garganta devem ser levadas a sério. Seu médico poderá lhe prescrever antibióticos. Em crianças esse problema torna-se ainda mais crítico. Por isso, é preciso redobrar a atenção.
Mas, então, a garganta pode ou não pode doer após a ingestão de uma bebida gelada? Pode. Há pessoas alérgicas ao frio que, ao ingerirem qualquer tipo de alimento gelado, apresenta uma reação inflamatória na garganta seguida de dor. Portanto temos de respeitar os queixosos, pois eles podem estar realmente desconfortáveis após aquela cerveja geladinha que você apreciou tanto. Porém, como não se trata de uma infecção, eles devem melhorar logo.