sábado, 31 de julho de 2010

A alimentação causa espinhas?


MITO!
A causa da acne é uma predisposição genética para manifestar a doença. No entanto, observa-se que, mesmo não tendo nenhuma participação na causa da doença, a alimentação pode influir no curso da acne. Em algumas pessoas que já têm a doença, é possível ocorrer uma piora das lesões com a ingestão de alimentos como: chocolate, leite e derivados, amendoins, crustáceos, condimentos fortes e alimentos gordurosos. Se você percebe que suas lesões pioram com determinados alimentos, evite-os.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O sol melhora as espinhas?


MITO!
Apesar de ocorrer uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol acabará provocando uma piora alguns dias depois, devido ao aumento da produção de oleosidade e da espessura da epiderme (camada mais superficial da pele), o que contribui para a obstrução dos poros.

sábado, 17 de julho de 2010

Pode-se prever o sexo da criança pela forma da barriga da mãe durante a gestação?


MITO!
Existem experts para tudo. É óbvio que atualmente, na era da ecografia fetal, é mais precisa a definição do sexo através de imagens do próprio feto do que da observação da barriga. Mas as pessoas ainda hoje dizem que barrigas mais arredondadas correspondem a fetos femininos, enquanto barrigas alongadas com formato de pera invertida correspondiam a fetos masculinos.

sábado, 10 de julho de 2010

Urina alivia dor de queimaduras por água viva?


MITO!
Esse mito é muito comum nos E.U.A e acaba por se alastrar no mundo através dos programas de TV. Não há nenhuma evidência de que a urina possa ser benéfica nestes casos. Pelo contrário, existe o risco de piora do quadro por um maior estímulo a liberação de toxinas por restos da água viva que permanecem grudadas na pele após o contato inicial. O tratamento das queimaduras deve ser feito com limpeza local com água quente. Se você procura um remédio caseiro, vinagre e creme de barbear podem ser opções para retirar restos aderidos a pele.

Masturbação causa acne?


MITO!
Masturbação não causa acne, assim como não causa ginecomastia masculina (seios nos homens), não faz crescer pêlos nas mãos, não causa cegueira, não faz aumentar o pênis e não vicia. Masturbação é algo natural e saudável.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Pegar frio com o corpo molhado causa gripe?


MITO!
Esse é outro mito extremamente difundido pelos pais. Gripes e resfriados são doenças infecciosas, causadas pelos vírus Influenza e rinovírus, respectivamente. Portanto, para ser pegar um dos dois, é preciso contato com alguém doente. Sua geladeira por exemplo, não transmite gripe. No inverno, principalmente nos países de clima temperado, realmente ocorrem mais casos de gripe. Isto acontece devido a 2 motivos. Um é a variação sazonal natural do vírus, que é maior nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, outono e inverno no hemisfério norte. Segundo porque em dias frios, as pessoas tendem a ficar mais reunidas em locais fechados, favorecendo a transmissão do vírus.

Comer muito doce causa diabetes?


MITO!
Vários fatores podem levar ao diabetes, principalmente obesidade e a fatores genéticos. Agora, comer doces não causa diabetes em ninguém, a não ser que excesso de carboidratos leve ao sobrepeso. Do mesmo modo, comer chocolate, por si só, também não leva ao diabetes.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Fumar maconha faz menos mal que fumar cigarro?


MITO!
A maconha (marijuana) não é uma droga tão inócua como alguns tentam vender. Cigarro e maconha possuem substâncias que fazem mal a saúde. Ambos apresentam potencial de carcinogênico, ou seja, de induzir o aparecimento de cânceres. Um cigarro de maconha apresenta 4x mais alcatrão e 50% mais substâncias cancerígenas que um cigarro comum. A grande diferença entre a maconha e o cigarro é a quantidade consumida diariamente de cada um.

Raspar o cabelo faz com que ele cresça mais grosso e escuro?


MITO!
Apesar de ser uma teoria famosa, as evidências mostram que ela não passa de mito. Até porque ao raspar o cabelo, não se atinge a raiz do mesmo, e portanto, não faz diferença raspar ou cortar com tesoura. Alguns fatos favorecem esta confusão: Primeiro, a barba de um adulto é mais encorpada que do adolescente por fatores hormonais. Como o homem começa a se barbear na adolescência o senso comum sugere que esta engrossou pelas sucessivas raspagens. Segundo, conforme o pêlo cresce, ele fica mais fino nas pontas e ao raspá-lo, ficamos com a impressão de tê-lo engrossado. Terceiro, o pêlo conforme cresce, é mais exposto a luz solar e a substâncias químicas que o fazem ficar mais claro. Quando raspamos, deixamos apenas a pequena parte mais escura que ainda não teve tempo de se descorar.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Suco de beterraba acaba com anemia?


MITO!
Uma xícara de beterraba ralada possui, pasme, apenas 0,8 miligrama de ferro. A criança anêmica tem que consumir todo santo dia 5 miligramas do mineral para cada quilo de peso, durante três meses. Já um bife pequeno de fígado tem, em média, 8,5 miligramas desse nutriente.

A carne vermelha é essencial para a criança crescer saudável?


FATO!
A carne vermelha é uma importante fonte de proteínas, gordura, ferro e zinco. Contra anemia, ela é imbatível. Está cheia do chamado ferro-heme, ou ferro orgânico, que é muito mais bem aproveitado pelo corpo do que o mineral presente nos vegetais. A anemia afeta mais de 40% das crianças em idade pré-escolar no Brasil, por isso a carne vermelha deve ser consumida ao menos três vezes por semana, de preferência acompanhado de uma fonte de vitamina C, como a laranja, para aumentar a absorção do ferro. O frango e o peixe são bons substitutos, mas, fique sabendo, não contêm a mesma concentração do tal ferro-heme.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Bocejo é contagioso?


FATO!
Definitivamente, bocejo é contagioso. Todos sabemos disso. Até seu cãozinho de estimação, bocejanda à sua frente, poderá fazê-lo bocejar também. O que não sabemos é por que isso acontece. Mas tem alguma utilidade. Por exemplo, quando estamos assistindo a uma palestra muito chata, a epidemia de bocejos faz o palestrante se dar conta de que está na hora de terminar...
Falando sério agora: o bocejo é uma forma de o organismo equilibrar o oxigênio e o gás carbônico da circulação. Daí a sua importância.

Rodelas de pepino ou de batata reduzem olheiras?


FATO & MITO!
Tudo que for refrescante quando colocado sobre os olhos provoca constrição dos vasos sangüíneos e reduz o inchaço. Isso vale para compressas com água fria e alguns cremes refrescantes. Já pepinos e batatas funcionam melhor se estiverem gelados, pois o que faz efeito é o frio.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Telefone celular faz você babar mais?


FATO!
Uma experiência feita pela Universidade de Jerusalém descobriu que as glândulas salivares são estimuladas pela proximidade do celular. Quem usa o aparelho encostado na orelha direita produz até 254% mais saliva no lado direito da boca e vice-versa. O efeito supostamente é causado pela radiação eletromagnética emitida pelo celular.

Sentar em banheiros sujos causa doença sexualmente transmissível?


MITO!
Definitivamente, esta não é a forma de transmissão de doenças sexuais. Elas exigem contatos sexuais de qualquer espécie (daí o nome: doenças sexualmente transmissíveis). A utilização de banheiros sujos aumenta, de fato, a possibilidade de infecções, mas estas são mais da pele da região de contato, e não doenças transmitidas por ato sexual. A falta de higiene é, por exemplo, a maior causa de impetigo, que são pequenos abscessos ou furúnculos de pele. Também é possível a contaminação por fungos em banheiros sem limpeza.

domingo, 4 de julho de 2010

Misturar cerveja com outras bebidas alcoólicas embebeda mais rápido?


FATO!
Tradicionalmente, sabemos que a mistura de bebidas alcoólicas diferentes potencializa a ação do álcool. Há, ainda, um agravante. Se as bebidas tiverem alguma quantidade de glicose e carboidrato, certamente a ação do álcool ficará mais vigorosa. É o que observamos na ingestão de doses generosas de diferentes licores açucarados, pois a glicose facilita a absorção do álcool.

Raspa de unha embebeda?


MITO!

Certamente esta é uma invenção de algum grande gaiato, porque não tem nenhuma base real. Mas era um mito muito popular antigamente.

sábado, 3 de julho de 2010

Tosse em cinemas, igrejas ou teatros contagia?


FATO!
Tosse e bocejo sofrem processos semelhantes. Ao ouvir alguém tossindo, tomamos consciência de nossa própria garganta e de algum pigarro que ali esteja acumulado. Assim, acabamos tossindo também. O bocejo é um pouco mais complexo, porque gera uma corrente interminável em ambientes públicos. Sempre fruto de nossa cabeça. Nada transmitido por ondas extrassensoriais.

Coceira é contagiosa? Comer e coçar é só começar?


FATO!
Este é outro contágio psicológico. De novo: existem pessoas mais suscetíveis e sugestionáveis que, ao verem alguém se coçando, passam imaginar que, por exemplo, também estejam sendo atacadas por pulgas. Pessoas vulneráveis a esse tipo de influência fazem a alegria de mágicos e hipnotizadores de salão. Se quiser testar isso, entre em um elevador lotado e comece a respirar pesadamente e a dizer que está escutando um ruído estranho. Antes de chegar ao térreo você vai notar que pelo menos 1 pessoa vai ficar apavorada pelo "risco" iminente, nem suspeitando que isso é apenas uma invenção de um gozador.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

O riso é contagioso, principalmente quando não se pode rir?


FATO!
O riso é a expressão de um sentimento, por isso também não é contagioso. Porém, em certas circunstâncias, as pessoas não podem ficar sem rir, principalmente quando não é permitido.
Estúdios de televisão têm boas histórias sobre isso, ainda mais em programas ao vivo, que exigem absoluta concentração.

Choro e depressão são contagiosos?


FATO!
Não existe contágio em sentimentos. As doenças da alma não são contagiosas. Tristeza não se transmite como um vírus. Mas não há dúvida de que ambientes tristes levam a reações coletivas que simulam contágio. O baixo astral invade almas e corações. Algumas pessoas são mais suscetíveis e deixam-se dominar por ambientes depressivos. O melhor exemplo são os velórios: às vezes, pessoas muito distantes do falecido são as que mais choram.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Orelha quente: Estão falando de mim?


MITO!
Orelha quente significa apenas que os vasos sanguíneos da pele e os subcutâneos das orelhas estão dilatados. A circulação nas orelhas, nariz e nos dedos das mãos e dos pés é chamada de circulação terminal por ser extremamente rica e vascularizada. Por isso, o frio e o calor são mais sentidos nessas regiões. Assim, alterações térmicas aquecem as orelhas e as deixam mais vermelhas.

O primeiro sinal do diabete pode ser um furúnculo ou uma balanite no caso de homens?


FATO!
Muitas vezes a identificação do aumento da glicose no sangue pode ser a presença de infecções como furúnculos, abcessos ou balanite, que é uma inflamação do prepúcio do pênis.

*Devido às imagens relacionadas a este mito serem muito fortes, nenhuma imagem relacionada a ele será exibida.